Pages

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Um perigo:

a automedicação.

Estava lendo uma publicação sobre automedicação dos acadêmicos de medicina da UEM, e achei bem interessante compartilhar algumas coisinhas com vocês! 
Todos nós temos o péssimo costume de quando sentimos uma dor, um mal estar, queremos tomar o primeiro remédio que vemos pela frente, sem saber ao certo se é ou não o indicado para os nossos sintômas. Um motivo negativo para a automedicação, é que hoje em dia, todos tem acesso livre a vários medicamentos, e também a influência das propagandas da televisão, que influenciam mais ainda a compra sem receita de remédio. Paracelso, dizia que a "dose correta é que diferencia um veneno de um remédio". Por isso, ao ingerir uma dose acima do indicado de um remédio inofensivo, pode tornar-se tóxico. 

A automedicação pode causar muitos sintômas adversos no nosso organismo, podendo inclusive abaixar os níveis das células de defesas do organismo, causando doenças ao invés de curar uma só. Um outro tipo de remédio (supostamente inofensivo) são os medicamentos naturais, que os vendedores adoram rechear seus bolsos, ao invés de preocupar-se com a saúde pública, insistem em afirmar que não causam efeitos colaterais, mas é um conceito equivocado, pois o extrato de algum vegetal do remédio pode ter sido mal manipulado, ou não foi industrializado. Então, podemos concluir que é muito perigoso tomar remédios sem indicação ou prescrição médica. Devemos cuidar da nossa saúde, e nem sempre acreditar em tudo o que os balconistas de fármacias nos informam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Bjoos s2